sexta-feira, 13 de maio de 2016

Acabei o secundário e agora?

Olá meninas, hoje trago-vos aqui um texto com o qual pretendo ajudar-vos, falando da experiência pela qual eu passei. 
Então, estamos a meio de Maio, mais dia menos dia estarão a acabar o vosso secundário, e não sabem o que fazer, ou como fazer, por isso venho aqui dar-vos alguns conselhos.
A maioria de nós, quando está a terminar o secundário já tem uma ideia do que pretende fazer, do que pretende seguir caso vá para a universidade, no entanto, nem sempre temos todas as informações que pretendemos, mas como vivemos no século XXI, temos toda a informação que precisemos quase a distância de um clique.

Em primeiro lugar, caso sejam daquelas que não fazem a mínima ideia do que querem fazer, não sabem que curso escolher, aconselho-vos o site da DGES   (http://www.dges.mctes.pt/DGES/pt), neste site podem encontrar todas as informações sobre instituições, cursos e médias de anos anteriores.
No entanto isso não chega, em segundo lugar aconselho-vos a visitarem sites das instituições que vos chamam mais a atenção, daquelas em que vocês até gostariam mesmo de entrar, procurem lá toda a informação que acham que precisam, até mesmo a cerca dos cursos, vocês podem encontrar todas as Unidades Curriculares que teriam se entrassem num certo curso ao longo dos três anos ou mais.
Em terceiro lugar, tentem encontrar pessoas com quem possam falar que estejam nos cursos que vocês gostam ou nos quais pretendem entrar, podem fazer isso em sites como a uniarea (http://uniarea.com), por exemplo. 
Em quarto lugar aconselho-vos a procurarem cursos que vos podem valer ou não a pena tirar, porque sendo realistas, existem cursos já quase lotados em mercado de trabalho, uma vez que existem muitas pessoas com o "canudo" na mão que ainda andam a procura de emprego, ou seja, vejam taxas de empregabilidade depois da licenciatura e todas essas informações.
Em quinto lugar, aconselho-vos a darem o vosso melhor nesta reta final do secundário, afinal de contas vem aí a parte mais temida de todas, os exames nacionais, que vão influenciar a vossa entrada ou não no ensino superior.
Acima de tudo, tem de se manter positivas, darem o vosso melhor e tentarem estar ao máximo informadas, porque isso é bastante importante.
Espero ter ajudado e desejo-vos a todas, a maior sorte do mundo!